Nenhum dos réus investigados pela suposta trama golpista compareceu à retomada do julgamento realizada pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira (9). O processo apura a tentativa de reverter o resultado das eleições de 2022 e envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados.
Na sessão anterior, foram ouvidos o procurador-geral da República, Paulo Gonet — que defendeu a condenação de todos os réus, e os advogados de defesa do ex-presidente e dos demais acusados. A partir de hoje, os ministros iniciam a votação, que pode resultar na condenação ou absolvição dos réus.
LEIA MAIS
- Ao vivo: Primeira Turma retoma julgamento de Bolsonaro
- Barroso diz que julgamento de Bolsonaro é baseado em provas
- Bolsonaro pede autorização ao STF para realizar procedimento cirurgico
Os denunciados respondem por, em sua maioria, por tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. O julgamento continua com sessões nos dias 10 e 11, com conclusão prevista para o dia 12.
Quem são os réus
- Mauro Cid – ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.
- Jair Bolsonaro – ex-presidente da República;
- Alexandre Ramagem – ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin);
- Almir Garnier – ex-comandante da Marinha;
- Anderson Torres – ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança do Distrito Federal;
- Augusto Heleno – ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI);
- Paulo Sérgio Nogueira – ex-ministro da Defesa;
- Walter Braga Netto – ex-ministro da Defesa e candidato a vice de Bolsonaro na chapa de 2022;