Kleber Rosa (PSOL), ex-candidato à prefeitura de Salvador nas eleições municipais de 2024, afirmou que ACM Neto (União Brasil) está enfraquecido para o processo eleitoral de 2026. A declaração foi feita durante uma entrevista ao programa Sociedade Urgente, da Rádio Sociedade da Bahia, na manhã desta terça-feira (18).
“Ele sumiu do processo político, ACM Neto foi superado por Bruno Reis. Acredito que deve estar havendo uma disputa muito grande para ver quem dirige o grupo. Ele perdeu espaço”, disse.
Para Kleber, Bruno Reis (União Brasil), atual prefeito de Salvador, reeleito em 2024 com 78% dos votos, saiu fortalecido das urnas. “O resultado não tem como ser ignorado, isso o posiciona dentro do grupo de uma forma diferente. ACM Neto sumiu, aparece de vez em quando para fazer críticas ao governo da Bahia.”
ACM Neto foi candidato ao governo do estado nas eleições de 2022, perdendo no segundo turno para Jerônimo Rodrigues (PT), com 47% dos votos válidos. Desde então, o ex-prefeito de Salvador assumiu a presidência da Fundação Índigo e a vice-presidência nacional do União Brasil.
O ano de 2026 marcará um novo pleito presidencial, juntamente com as eleições para os cargos legislativos e executivos em âmbito federal e estadual. Kleber Rosa, que disputou o primeiro turno das eleições para o governo do estado em 2022, ainda não divulgou em qual esfera participará do pleito de 2026. Segundo ele, a decisão será tomada em conjunto com o partido.