Durante o programa Sociedade Urgente desta quarta-feira (26), o deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Rosemberg Pinto (PT), defendeu a necessidade de uma grande reforma eleitoral no Brasil. Segundo ele, os altos custos das campanhas tornam o voto individual “algo muito caro” e prejudicam a democracia.
“Quando você faz campanha, qualquer ação gera custo: gasolina, alimentação, reuniões. Não é simples”, afirmou Rosemberg, destacando que o modelo atual de voto pessoal individualizado é uma das causas do problema.
O deputado propõe que o país adote o voto partidário, com listas partidárias, prática comum em diversas democracias ao redor do mundo. “O Brasil é uma das raras exceções nesse voto pessoal. Isso talvez tenha alguns interesses, mas é ruim e não ajuda a democracia”, disse.
Ele acrescentou que, com o voto partidário, a fidelidade aos partidos seria reforçada, permitindo que as legendas substituam parlamentares que não cumprirem as orientações internas, mas com regras para proteger o indivíduo de abusos do partido.