O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conversaram por videoconferência na manhã desta segunda-feira (6), em um diálogo marcado por tom amistoso e promessas de cooperação. A conversa durou cerca de 30 minutos e teve como foco principal a economia e o comércio bilateral.
Trump elogiou o encontro e disse, em publicação nas redes sociais, que “nossos países se darão muito bem juntos”. Os dois líderes relembraram a boa relação demonstrada durante a Assembleia Geral da ONU e trocaram contatos para manter uma linha direta de comunicação.
Durante a conversa, Lula solicitou a retirada da sobretaxa de 50% aplicada pelos Estados Unidos a produtos brasileiros, além de questionar medidas restritivas contra autoridades do país. Ele destacou que o Brasil é um dos poucos membros do G20 com superávit na balança comercial com os EUA.
Trump indicou o secretário de Estado Marco Rubio para seguir com as negociações ao lado do vice-presidente Geraldo Alckmin e ministros do governo brasileiro. Os presidentes devem se encontrar em breve, com possibilidades de reunião durante a Cúpula da ASEAN, na Malásia, ou na COP30, em Belém.