O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizará uma visita à capital baiana no dia 7 de fevereiro, uma semana antes do início oficial do Carnaval, para participar das celebrações dos 46 anos da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT). A vinda do presidente é vista como estratégica para impulsionar a pré-candidatura à reeleição do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.
O local do evento ainda não foi divulgado oficialmente, mas bastidores indicam que será no Trapiche do Barnabé, no bairro do Comércio. O ato político deve reunir as principais lideranças da esquerda no estado e também fortalecer o nome de Lula na busca pela reeleição. Um dos pontos principais do debate político durante a visita será a composição da chapa majoritária para o Senado, na qual, o PT analisa a viabilidade de uma “chapa puro-sangue”, composta pelos ex-governadores Jaques Wagner (atual senador) e Rui Costa (ministro da Casa Civil).
Além do compromisso partidário, Lula deve cumprir agenda institucional ao lado de Jerônimo Rodrigues em uma visita às obras do VLT de Salvador (Veículo sobre Trilhos), considerada a principal entrega do governo estadual na área da mobilidade urbana, com a previsão de ativação do primeiro trecho no segundo semestre de 2026.