O ex-deputado federal José Carlos Aleluia (NOVO) afirmou nesta segunda-feira (15), em entrevista ao Sociedade Urgente, programa da Rádio Sociedade da Bahia apresentado por Adelson Carvalho, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estaria “quebrando o Brasil” para tentar viabilizar sua reeleição em 2026. Segundo Aleluia, Lula teria perdido o controle das contas públicas e estaria elevando os gastos de forma irresponsável.
“Porque o presidente Lula vai quebrar o Brasil para tentar se reeleger. Já está quebrando. Você vê, ontem, em um evento internacional, todo mundo falando que o Brasil está pré-quebrado, quase quebrado. Ele perdeu o controle das contas públicas, vai gastar tudo, aquela história do prefeito do interior que gasta para se reeleger. Lula agora está fazendo a mesma coisa”, disse o ex-parlamentar.
Aleluia também avaliou que a disputa presidencial de 2026 terá nomes competitivos. Ele citou o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO), como o candidato de seu partido, e apontou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), como potenciais concorrentes fortes. Para Aleluia, Tarcísio ocupa hoje “pole position”, mas precisa definir sua candidatura e apoios até o início do próximo ano.