A orla da Boca do Rio, em Salvador, recebeu neste sábado (20) o primeiro dia da 7ª edição da Maratona Salvador. Quase 12 mil atletas de diferentes lugares do Brasil competiram nas distâncias de 5km e 10km.
No domingo (21) acontece as distâncias de meia maratona, 21km, e maratona, 42km. Esta foi uma das novidades da prova que, pela primeira vez, acontece em dois dias.
A prova, que é realizada pela MP3 Produções, tem o apoio institucional da Prefeitura através da Empresa Salvador Turismo (Saltur). Isaac Edington, presidente da Saltur, falou com a Rádio Sociedade da Bahia sobre a realização do evento.
‘Hoje já é a sétima prova do Brasil e olhe que tem muitas provas no Brasil com muito mais anos aí de estrada, a gente conseguiu conquistar um espaço importante. É a prova hoje mais importante do Norte e Nordeste, já está entre as 200 provas do mundo, é uma prova certificada pela World Athletics, coisas também que poucas provas no Brasil tem. A gente tem todo um rigor técnico para fazer essa prova, tem toda a arbitragem, tem todo o cuidado técnico com a prova e ao mesmo tempo algo que só Salvador tem que é essa orla maravilhosa, é uma prova de fato diferenciada, mais do que merecida para Salvador‘, afirmou Edington.
A Maratona Salvador faz parte da programação oficial do Festival Primavera, que durante o mês de setembro movimenta a cidade com arte, esporte e cultura. A largada das provas de 21km e 42km neste domingo (21) estão previstas para às 5h10, para a categoria Elite, 5h15 para o público PCD e às 5h20 para o público geral na Arena O Canto da Cidade.