Durante entrevista ao programa Sociedade Urgente, com Adelson Carvalho, na manhã desta quinta-feira (31), o ex-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) e ex-deputado federal Marcelo Nilo confirmou sua pré-candidatura ao Senado Federal para as eleições de 2026, integrando a chapa liderada por ACM Neto. Nilo afirmou estar se dedicando intensamente ao novo projeto político e reforçou sua disposição para debater propostas com a população. “Portanto, Adelson, eu agora sou pré-candidato a senador na chapa de Assem Neto, estou trabalhando muito”, declarou.
Na mesma entrevista, Marcelo Nilo fez críticas contundentes ao atual governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, destacando o baixo nível de conhecimento popular que o petista tinha antes da eleição e questionando a continuidade de seu apoio entre os eleitores. “O senhor que está me ouvindo, o aposentado, o estudante, o comerciante… quando vocês foram no computador votar, vocês votaram no 13, no candidato de Lula. Jerônimo era conhecido por 3% da população. Agora vocês vão votar se Jerônimo for um bom governador”, afirmou.
Ele também atacou diretamente a política de regulação na saúde pública estadual, classificando-a como “regulação da morte”. Segundo Nilo, a burocracia na liberação de leitos hospitalares tem custado vidas. “Se você chegar num hospital, numa ambulância, você, seu pai, sua mãe, seu irmão, seu vizinho… se tiver vaga, mas não estiver regulado, morre”, criticou, responsabilizando o atual governo pela falha no atendimento emergencial.