A partir deste mês de julho, crianças de 1 ano passam a receber meningocócica ACWY, para reforçar o esquema vacinal contra a meningite bacteriana que será ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), irá disponibilizar a dose em todas as 162 salas de vacinação da rede.
Até então, a dose a vacinação era feita com a vacina meningocócica C, e passa a ser feita com a ACWY, que protege contra os sorogrupos A, C, W e Y. A vacina ACWY era oferecida pelo SUS a adolescentes de 11 a 14 anos. em dose única ou como reforço, de acordo com o histórico vacinal. Com essa mudança o alcance da proteção oferecida pelo SUS é ampliada.
A subcoordenadora de Imunização da SMS, Taciana Matos esclareceu sobre o novo público elegível para receber a vacina ACWY. “Chamo a atenção para um ponto importante: a criança de 12 meses que já tomou a primeira dose aos três meses, a segunda aos cinco e a dose de reforço com a meningocócica C aos 12 meses, não está elegível para tomar a ACWY. Mas, se ela completou 12 meses e ainda não recebeu a dose de reforço com a meningocócica C, então ela estará elegível para receber a vacina ACWY”, disse Taciana.