O ministro da Educação, Camilo Santana, respondeu, nesta quarta-feira (13), ao questionamento da jornalista Maysa Polcri, da Rádio Sociedade da Bahia, durante o programa Bom Dia, Ministro, sobre o índice de alfabetização em seis estados brasileiros, incluindo a Bahia, que ficaram abaixo da média registrada em 2024.
Segundo o ministro, no início do governo Lula apenas 36% das crianças no Brasil sabiam ler e escrever na idade certa. Em 2023, o número subiu para 56%. A meta para o ano passado era de 60%, mas o resultado ficou em 59,2%. Camilo explicou que a diferença se deve, em parte, às dificuldades climáticas enfrentadas no Rio Grande do Sul.
Sobre a Bahia, o ministro ressaltou que mantém diálogo constante com o governo estadual e que a equipe do MEC já se reuniu com o governador Jerônimo Rodrigues. Ele destacou que o avanço depende muito da parceria e articulação entre estados e municípios, já que, geralmente, o ensino fundamental é responsabilidade das prefeituras. “Não tenho dúvida de que a Bahia vai melhorar”, afirmou.