Nesta terça-feira (23), aconteceu a sessão especial na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), comandada pela presidenta da Assembleia, deputada Ivana Bastos (PSD), para a concessão do título de cidadão baiano ao ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). A outorga foi uma proposta do deputado estadual Angelo Coronel Filho (PSD). Também foi concedido a Comenda 2 de Julho, em preposição a autoria da Mesa Diretora da Casa.
Depois de tomar posse e ser oficialmente um cidadão baiano, Barroso, falou sobre seu novo título, “Baiano não nasce, baiano estreia. Eu não nasci aqui, mas tive que me tornar baiano, e se tornar baiano é uma escolha, assim como foi uma escolha da assembleia, que muito me honra e estou muito feliz! Sempre frequentei o interior da Bahia e sou um apreciador da arte baiana, desde a pintura até a música” disse o ministro.
O Presidente do STF foi perguntado sobre as possíveis sanções ao ministro Alexandre de Moraes por parte do governo americano “Hoje só falo do que acontece na Bahia”, respondeu o presidente do STF.