A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) registrou uma redução de 37% nas mortes de motociclistas no primeiro semestre de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024. Foram 22 óbitos este ano contra 35 no ano passado.
No total, considerando todos os tipos de acidentes, a cidade teve queda de 19% no número de vítimas fatais no trânsito: 61 pessoas perderam a vida neste ano, contra 75 no mesmo período de 2024. Também houve diminuição nas mortes de condutores de carro (de quatro para três) e de ciclistas (de dois para um).
Entre as ações que contribuíram para os resultados estão a implantação da primeira motofaixa da cidade, na Avenida Bonocô, campanhas educativas como o Maio Amarelo, intensificação da fiscalização com apoio do videomonitoramento e investimentos em redesenho viário para evitar manobras irregulares.
A Transalvador destaca que segue comprometida com a redução de acidentes e a proteção de todos que estão no trânsito.
Crescimento da frota
Salvador possui atualmente mais de 1,15 milhão de veículos em circulação. Só a frota de motos cresceu 38,5% nos últimos cinco anos, passando de 160 mil para mais de 222 mil motocicletas emplacadas, sem contar os veículos vindos de cidades vizinhas.