O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, voltou a se posicionar contra as medidas anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que incluem o aumento de tarifas sobre produtos brasileiros. Durante entrevista ao Sociedade Urgente, com Adelson Carvalho, nesta quarta-feira (22), Jerônimo criticou a postura do norte-americano e reforçou a necessidade de uma resposta à altura por parte do Brasil.
“O que o presidente dos Estados Unidos tá fazendo, tá impondo as condições sem respeitar a soberania de cada país. E o Lula foi muito firme. A lei da reciprocidade é uma reação. Se ele cobra da gente lá, o Brasil tem que cobrar também o mesmo percentual aqui dentro”, afirmou o governador.
A Bahia pode ser diretamente impactada pelo tarifaço, já que exporta produtos como celulose, a principal pauta de exportação do estado. Durante a entrevista, Jerônimo também destacou que esforços diplomáticos estão em andamento para buscar uma solução por meio do diálogo entre os parlamentos dos dois países. “O senador Jacques Wagner está em uma comissão com um conjunto de parlamentares para irem aos Estados Unidos, sentar com o parlamento e encontrar uma saída.”