A instalação da fábrica da montadora BYD, em Camaçari, deve transformar o cenário da geração de empregos na Bahia. Segundo o secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Augusto Vasconcelos, a expectativa é que até 20 mil postos de trabalho diretos e indiretos sejam criados com a consolidação das fases de operação da unidade.
A declaração foi dada à Rádio Sociedade da Bahia, que acompanhou a visita à fábrica nesta terça-feira (1º). “Quando todas as fases da operação estiverem concluídas, a expectativa é de 20 mil empregos diretos e indiretos nessa que será uma das maiores indústrias de carros elétricos do mundo. O segundo maior fabricante do planeta será aqui, em Camaçari”, afirmou o secretário.
Segundo o secretário, a previsão é que mais de 10 mil empregos diretos sejam gerados até dezembro de 2025. As novas vagas devem começar a ser anunciadas nas próximas semanas. Com a ampliação gradual da planta, que prevê várias etapas ao longo dos próximos anos, os impactos devem alcançar não só Camaçari e a região metropolitana, mas todo o estado.
Além dos empregos, a chegada da BYD representa um avanço significativo na economia baiana. “Impulsiona a indústria, valoriza o comércio, fortalece o setor hoteleiro, os restaurantes, os serviços e atrai também a produção de insumos. Já são cerca de 30 fábricas em negociação com o governo para se instalar na Bahia por conta desse movimento”, destacou Vasconcelos.
O secretário também ressaltou a qualificação profissional. A Setre, em parceria com o Senai, já realizou cursos de capacitação para trabalhadores do setor automobilístico. “No ano passado, oferecemos 500 vagas. Desses, 476 trabalhadores concluíram o curso e alguns foram até para a China para se especializar em carros elétricos. Estamos preparando novas turmas com apoio da BYD e do sistema S”, afirmou.
Com esse conjunto de ações, a Bahia espera manter a liderança na geração de empregos no Nordeste, com melhores salários e valorização da mão de obra local. “Estamos trabalhando para garantir condições de trabalho adequadas e oportunidades reais para o nosso povo. Essa parceria estratégica entre Brasil e China já começa a mostrar resultados concretos”, concluiu o secretário.