Em seu discurso de posse como novo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Xaud anunciou uma série de medidas que irão nortear sua gestão, marcada, segundo ele, pela renovação e pela busca por um futebol mais moderno, participativo e sustentável.
A chapa foi inscrita com o apoio de 26 federações estaduais — como Bahia, Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo — e de importantes clubes do cenário nacional, como Palmeiras, Grêmio, Vasco, Botafogo, entre outros.
“Hoje iniciamos uma nova fase na Confederação Brasileira de Futebol. Nossa gestão será marcada pela renovação das ideias e pela agregação de todos aqueles dispostos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento pleno do nosso esporte”, afirmou Xaud, destacando o apoio coletivo à sua eleição.
Ele também fez questão de mencionar seu antecessor, Ednaldo Rodrigues, e o presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos, que cogitou candidatura.
“A ele, meus agradecimentos pela dedicação com que conduziu o futebol brasileiro até aqui. As conquistas de sua gestão são patrimônio do futebol brasileiro e merecem ser respeitadas e preservadas”, declarou, em tom conciliador.
Reforma no calendário e valorização dos estaduais
Uma das principais bandeiras do novo presidente da CBF será a adequação do calendário do futebol brasileiro. Xaud garantiu que promoverá mudanças significativas, entre elas a reorganização dos campeonatos estaduais para um calendário de, no máximo, 11 datas, sem prejuízo à qualidade ou à sustentabilidade financeira.
“Que fique claro: essa reorganização do calendário é necessária, mas não significa uma desvalorização dos campeonatos estaduais. Eles movimentam economias locais, mantêm viva a tradição do futebol nos quatro cantos do país e fortalecem o sentimento de pertencimento entre torcedores e seus times do coração”, afirmou.
Fair play financeiro e criação da liga
Outro compromisso importante é a regulamentação do fair play financeiro. Xaud anunciou a criação imediata de um grupo de trabalho com representantes de clubes, federações e especialistas para propor diretrizes modernas e adequadas à realidade do futebol brasileiro.
Além disso, reforçou o compromisso com a criação de uma liga, um dos principais temas da sua campanha: “Tomaremos todas as medidas para que esse tão importante projeto de desenvolvimento do futebol brasileiro saia efetivamente do papel. As portas da CBF estão abertas desde já para uma discussão propositiva sobre a criação da liga.”
Combate à discriminação e sustentabilidade
O novo presidente da CBF enfatizou que sua gestão terá um compromisso firme com a inclusão, diversidade e sustentabilidade. Entre as ações, destacou a retomada de competições como a Taça Indígena e o fortalecimento de projetos ambientais e de educação climática.
“Fortaleceremos as ações de combate ao racismo e a qualquer forma de discriminação. Promoveremos práticas mais conscientes, com redução de impacto ambiental e promoção da educação climática dentro e fora dos gramados”, prometeu.
Foco no futebol feminino
O futebol feminino terá atenção especial nesta nova gestão. Xaud destacou o orgulho de ter a primeira mulher como vice-presidente da história da CBF e prometeu investimentos e valorização da modalidade.
“A Copa do Mundo de 2027, aqui no Brasil, será um marco. Vamos aproveitar esse momento para alçar o futebol feminino ao lugar que ele merece: o de protagonista”, declarou.