Oito pessoas foram presas na manhã desta quinta-feira (4) durante a Operação Grilagem S.A., realizada em Salvador, na Região Metropolitana e no Litoral Norte. Os detidos são investigados por integrar uma rede criminosa especializada em grilagem de terras urbanas e rurais, além de outros crimes, como corrupção ativa e passiva. Também foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão em Salvador, Candeias e Camaçari.
Entre os presos estão quatro policiais, que usavam a função para facilitar as ações do grupo, e dois empresários, sendo um deles preso em flagrante. A quadrilha utilizava estratégias como identificação e invasão de terrenos, intimidação de opositores, construção irregular, falsificação de documentos, regularização fraudulenta da posse e posterior venda dos imóveis a terceiros de boa-fé.
A operação foi deflagrada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) e pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA). Ela é um desdobramento das investigações conduzidas pelo Gaeco, que tiveram início com a Operação Crickets, deflagrada em março de 2022.