A Operação Convergência, deflagrada na manhã desta sexta-feira (30) pela Polícia Civil e pelo Ministério Público da Bahia, resultou na prisão de três pessoas, além do cumprimento de mandados contra dois custodiados no Conjunto Penal de Eunápolis, totalizando cinco integrantes do grupo criminoso alcançados. Outras duas pessoas foram conduzidas para averiguação.
Durante a ação, o investigado José Gonçalves Filho, conhecido como “Zé do Bode”, morreu após confronto com os policiais. Ele era apontado como um dos principais traficantes da região, com atuação no distrito de Colônia, em Eunápolis, e na cidade mineira de Salto da Divisa.
A operação também resultou na apreensão de três armas de fogo, um tablete de maconha prensada, porções da droga in natura, aparelhos celulares, máquinas de cartão, cartões bancários, um DVR, notebook, pendrive, Certificados de Registro e Licenciamento de Veículos e um rádio comunicador.
As ações foram conduzidas pela 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (23ª Coorpin/Eunápolis) em conjunto com o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), com cumprimento de mandados judiciais em Eunápolis e municípios vizinhos.