A Polícia Civil da Bahia, em parceria com a Polícia Civil de Minas Gerais, deflagrou a Operação Falsus Meretrix nesta quinta-feira (29). A operação visa combater suspeitos de extorsão, estelionato e lavagem de dinheiro, praticados por meio da fraude da “falsa garota de programa”.
Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em dois bairros do município de Montes Claros, no norte de Minas Gerais. As investigações apontam que um morador da Bahia foi vítima de extorsão após cancelar um encontro com uma suposta garota de programa em um site adulto. Os criminosos enviaram mensagens ameaçadoras via WhatsApp, exigindo transferências bancárias via PIX e enviando vídeos intimidantes.
As investigações identificaram que as beneficiárias das transferências movimentaram cerca de R$ 100 mil em quatro meses, apesar de declararem receber menos de um salário mínimo por mês. Elas também respondem por lavagem de capitais.
A operação é resultado do trabalho conjunto entre a 1ª Delegacia Territorial de Vitória da Conquista, a 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior e a Agência de Inteligência da Polícia Civil mineira. As ordens judiciais foram expedidas pela 2ª Vara Criminal da Comarca do município baiano envolvido.