A Neoenergia Coelba realizou, nesta segunda-feira (28), a Operação Gatonet no bairro de São Marcos, em Salvador. A ação tem como objetivo remover cabos de telefonia e internet instalados de forma irregular por provedores clandestinos, que contribuem para o emaranhado de fios nos postes e colocam em risco a segurança da população e a qualidade do fornecimento de energia elétrica.
Além de Salvador, a operação também será realizada ao longo da semana nos municípios de Lauro de Freitas, Simões Filho, Mucugê, Pindobaçu e Curaçá. Equipes da distribuidora estão dedicadas exclusivamente à retirada desses cabos, que não seguem padrões técnicos e de segurança, podendo causar curtos-circuitos, interrupções no serviço e até incêndios na rede elétrica.
Segundo David Protasio, supervisor de expansão da Neoenergia Coelba, a operação é fundamental para reduzir riscos à população. “Essa operação é voltada para a retirada de situações clandestinas, aparelhos indevidos que ficam na nossa rede e podem provocar incêndios. É importante que a população não contrate esses provedores, para que possamos reduzir o emaranhado de fios e garantir uma rede mais segura”, afirma.
Somente no primeiro semestre de 2025, mais de 565 toneladas de cabos irregulares já foram removidas em toda a Bahia – um volume recorde que representa um aumento de 25% em relação ao mesmo período do ano passado. A Neoenergia Coelba segue intensificando o combate às instalações irregulares para promover mais segurança e confiabilidade no sistema elétrico.