A madrugada desta quinta-feira (30) foi marcada por uma grande operação policial que abalou a política local. A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/Ilhéus), em parceria com a Polícia Civil e Militar da Bahia e a CORE de Sergipe, deflagrou a Operação FRATER DOMINUS, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida em tráfico de drogas, armas, homicídios e lavagem de dinheiro.
Entre os 20 mandados de prisão cumpridos e 16 de busca e apreensão, chamam atenção os nomes, apurados pela Rádio Sociedade da Bahia, de George Everton Santana, vereador de Ubaitaba pelo PC do B, e Jeazi Assunção, conhecido como “Cara de Nike”, vereador de Maraú pelo Avante. No momento da prisão do vereador, George Everton, a polícia apreendeu R$ 130 mil em espécie. Jeazi Assunção está sob investigação, com mandado de busca e apreensão em andamento.

A operação mobilizou mais de 150 policiais de unidades especializadas, incluindo CIPE Cacaueira, RONDESP Sul e CORE/SE, em ação simultânea nos municípios de Ubaitaba, Maraú, Itacaré, Salvador, Itapetinga, Itabuna e Santa Luzia do Itanhy (SE).
As investigações apontam que o grupo movimentou mais de R$ 20 milhões em transações financeiras incompatíveis com a renda declarada dos envolvidos. A Justiça determinou também o sequestro de bens relacionados à atividade criminosa, visando enfraquecer a facção e garantir a efetividade das investigações.
Além dos vereadores, outros funcionários públicos e lideranças criminosas estão sendo alvo da operação, que busca não apenas apreender materiais ilícitos e patrimônios, mas também reunir provas para levar os responsáveis à Justiça.