A Operação Freedom, deflagrada nesta terça-feira (4), deixou uma pessoa morta e terminou com 37 suspeitos presos, todos com mandados de prisão em aberto. Quatro deles também foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.
A ação aconteceu de forma simultânea na Bahia e no Ceará, com o objetivo de desarticular o núcleo armado e financeiro do Comando Vermelho (CV) . Em Salvador, 33 pessoas foram presas nos bairros da Liberdade, Uruguai, Pernambués, Narandiba e Areia Branca.
Em Aratuípe, um dos alvos foi localizado, e na cidade de Eusébio (CE), outros dois suspeitos foram presos. Os detidos são Luís Lázaro Santana Alves, conhecido como “LL”, e Marielle Silva Santos. Ambos são apontados como chefes da facção e responsáveis por coordenar crimes a distância.
Além das prisões, as equipes cumpriram 46 mandados de busca e apreensão e bloquearam 51 contas bancárias ligadas ao grupo. Também foram apreendidas armas e porções de maconha, crack e cocaína.
De acordo com o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), os suspeitos têm envolvimento com homicídios e tráfico de drogas em Salvador e em outras cidades baianas. A operação deve ajudar a esclarecer cerca de 30 assassinatos ocorridos na capital.