Uma operação batizada de Gatonet está sendo realizada ao longo desta semana nas cidades de São Francisco do Conde e Lauro de Freitas, com o objetivo de retirar cabos de telefonia e internet instalados de forma irregular. Técnicos especializados percorrem as principais vias reordenando a fiação nos postes, com foco em reduzir a poluição visual, aumentar a segurança da população e prevenir riscos de incêndios causados pelos cabos acumulados.
Segundo a concessionária de energia responsável, muitas operadoras de internet e telefonia instalam seus cabos sem obedecer aos padrões técnicos exigidos e deixam de realizar manutenções adequadas. Essa prática desordenada compromete a estrutura dos postes e oferece perigos à população, principalmente em áreas com grande circulação de pessoas e veículos.
Nos primeiros seis meses da operação em 2025, já foram removidas 565 toneladas de cabos em toda a região. O volume elevado de material irregular evidencia a gravidade do problema e a necessidade de ações contínuas para combater essas instalações clandestinas e mal executadas.
Além de São Francisco do Conde e Lauro de Freitas, a operação também está sendo realizada em outras 17 cidades da região metropolitana de Salvador.