Durante entrevista ao Sociedade Urgente nesta segunda-feira (25), o apresentador Adelson Carvalho apresentou uma denúncia de um ouvinte sobre a falta de iluminação na passarela que liga Mussurunga ao Bairro da Paz, em Salvador. Segundo o relato, a estrutura estaria completamente às escuras há mais de um mês.
Questionado sobre o caso, o diretor de Iluminação Pública da capital, Ângelo Magalhães, explicou que a passarela em questão é uma obra do governo do estado e, até o momento, ainda não foi entregue oficialmente à prefeitura. “A gente não recebeu essa obra ainda. Inclusive, não sei nem como está o processo de iluminação dela”, disse.
Ângelo garantiu que, após o recebimento da estrutura, a Diretoria de Iluminação fará as manutenções necessárias, assim como já acontece com outras passarelas sob responsabilidade do município. Ele destacou que algumas dessas estruturas são geridas por concessionárias como a CCR Metrô Bahia, e outras contam com parcerias operacionais.
“Temos algumas passarelas que são da CCR, e nós tomamos conta de tantas outras. No ano passado, recuperamos dez passarelas, com investimento de aproximadamente R$ 400 mil em cada uma”, afirmou. Ele explicou que o investimento inclui medidas antivandalismo, como cabos de aço inox soldados diretamente na estrutura e luminárias com grades de proteção. No entanto, mesmo com os reforços, os atos de vandalismo continuam sendo um desafio.
“A gente já viu casos em que, como não conseguem levar o equipamento, os vândalos quebram as luminárias por pura revolta. É uma tentativa de mostrar insatisfação por não conseguirem furtar o material”, relatou.
Por fim, o diretor esclareceu que a responsabilidade pela iluminação em passarelas ligadas às estações do metrô também varia: algumas são de responsabilidade exclusiva da CCR Metrô Bahia, enquanto outras contam com parcerias com a prefeitura. “Depende da localização e do acesso. Algumas são totalmente com eles, inclusive a iluminação”, completou.