O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera um novo ranking de presidenciabilidade elaborado pelo Ipespe, com base na percepção dos brasileiros sobre quem seria um bom presidente. Segundo o levantamento, 47% dos entrevistados avaliam Lula como alguém que desempenharia bem o cargo, enquanto 50% discordam dessa visão. Desde maio, o petista cresceu 8 pontos nessa avaliação positiva.
Na segunda colocação aparece o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), com 35% de aprovação como bom presidente, e 62% de rejeição. Esta é a primeira vez que Bolsonaro aparece nesse tipo de pesquisa feita pelo Ipespe. Outros nomes testados também tiveram avaliações expressivas, como Tarcísio de Freitas (33% de aprovação) e Fernando Haddad (32%), ambos com 50% ou mais de rejeição.
A pesquisa avaliou também nomes como Michelle Bolsonaro (25%), Ratinho Júnior (23%), Romeu Zema (20%), Eduardo Bolsonaro (20%), Ronaldo Caiado (16%), Flávio Bolsonaro (16%) e Eduardo Leite (11%). Todos apresentaram taxas de rejeição superiores à aprovação, com destaque negativo para Flávio Bolsonaro, que teve 74% de reprovação.
O levantamento foi realizado entre os dias 19 e 22 de setembro, com 2.500 pessoas com 16 anos ou mais em todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95,45%.