Na manhã desta quinta-feira (7), a Polícia Federal (PF), com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/BA), deflagrou a Operação Segunda Camada, com o objetivo de cumprir mandados judiciais decorrentes de investigação sobre fraudes cometidas contra a Caixa Econômica Federal e outras instituições bancárias.
A investigação é um desdobramento da Operação “Fake Front”, deflagrada em 23 de maio de 2024, que apurou a atuação de um grupo responsável pela abertura de 21 contas bancárias em agências da Caixa Econômica Federal, em Feira de Santana (BA) e Brasília (DF).
De acordo com a PF, essas contas eram abertas com o uso de documentos falsos, com o objetivo de obter recursos por meio de empréstimos fraudulentos, causando um prejuízo que ultrapassa R$ 1 milhão às instituições bancárias envolvidas. Na data de hoje, estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, dois mandados de prisão preventiva, além de um mandado de suspensão do exercício da função para um gerente de instituição bancária e o bloqueio de valores em contas dos investigados.