O presidente Lula definiu priorizar a preservação de empregos no plano de contingência destinado às empresas para empresas que serão afetadas pelas tarifas impostas pelo presidente Donald Trump sobre produtos brasileiros. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (11).
Alguns detalhes sobre a medida foram entregues ao Planalto pelo Ministro da Fazenda, porém, o presidente ainda não concordou com todos os detalhes. Ainda hoje, os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, da agricultura Carlos Fávaro e o vice-presidente Geraldo Alckmin, devem se encontrar com Lula para possivelmente bater o martelo sobre as medidas e o anúncio vai depender dessa reunião.
O presidente estaria pedindo garantias de que os setores de economia atendidos pelo plano vão manter os atuais empregos dos trabalhadores. Em contrapartida, o presidente teria sinalizado temor de que a redução no valor dos salários possa vir a prejudicar o poder de compra da população e, automaticamente, refletir na queda de popularidade do governo federal.