O comandante da 71ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) de Canavieiras, major Gerson Barbosa, anunciou o lançamento da Operação Cranus, que intensificará a fiscalização sobre o uso obrigatório de capacete por motociclistas e passageiros na cidade.
A ação tem como objetivo principal reduzir acidentes e mortes no trânsito. “O intuito é salvar vidas e diminuir a letalidade no trânsito de Canavieiras”, reforçou o major, ao destacar que a medida seguirá rigorosamente o que determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que classifica como infração gravíssima o não uso do equipamento.
O nome da operação vem da palavra grega Cranus, que significa capacete e faz referência ao modelo coríntio usado na Grécia antiga, feito de bronze e projetado para proteger a cabeça e o pescoço.
Além do foco no uso de capacetes, a operação contará com uma segunda fase que irá retirar de circulação motos com descargas adulteradas, responsáveis por barulho excessivo e poluição sonora.
“A gente espera a colaboração de toda a população. Vamos aplicar essas medidas para proteger vidas”, concluiu o comandante.