A Polícia Civil da Bahia (PC-BA) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (5), a primeira fase da Operação Mirakel, em Salvador. A ação, realizada por meio da 14ª Delegacia Territorial da Barra (DT/Barra), tem como objetivo é desarticular um grupo especializado em roubos de substâncias emagrecedoras injetáveis, conhecidas como canetas para emagrecimento, e prender os envolvidos.
De acordo com as apurações da Polícia Civil, o grupo atacou 23 farmácias nos bairros de Itapuã, Costa Azul, Armação, Pituba, Ondina, Barra, Graça, Cabula e Horto Florestal. O prejuízo causado pelos crimes, cometidos entre fevereiro e maio deste ano, é de aproximadamente R$ 2 milhões.
Conforme as investigações, as lideranças do grupo aliciava adolescentes para a prática criminosa, e alguns integrantes cometiam os roubos disfarçados de entregadores por aplicativo. As ações contam com o apoio do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), da 7ª Delegacia Territorial do Rio Vermelho (DT/Rio Vermelho), da 1ª Delegacia Territorial (DT/Barris), do Departamento de Inteligência Policial (DIP) e da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core).
Mirakel, nome da operação, significa “milagre” em dinamarquês, país onde um dos medicamentos roubados é produzido. Segundo a PC, as investigações terão continuidade, visando identificar e prender outros possíveis envolvidos com o esquema criminoso.