A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (31), a segunda fase da Operação Convictus. A ação mirou um grupo suspeito de tráfico interestadual de drogas e armas, além de lavagem de dinheiro, em Salvador, Região Metropolitana e Feira de Santana. Ao todo, foram cumpridos oito mandados de prisão preventiva e 11 de busca e apreensão. Também houve bloqueio de contas bancárias e bens ligados a 69 pessoas e empresas investigadas.
As investigações começaram a partir da atuação de um traficante que, depois de romper com uma facção criminosa, passou a atuar por conta própria e até a negociar com outros grupos. Segundo a PF, a organização movimentava drogas principalmente em Salvador e na Região Metropolitana.
O esquema para lavar o dinheiro envolvia empresas de fachada, contas em nome de laranjas, carros de luxo e lojas de veículos que ajudavam a esconder o lucro do crime. Só as movimentações financeiras já identificadas somam mais de R$ 5 milhões. Durante as buscas, os agentes apreenderam eletrônicos, mais de R$ 5 mil, além de documentos e bens ligados à quadrilha.