Durante entrevista ao Sociedade Urgente nesta sexta-feira (3), o prefeito de Ilhéus, Valderico Junior (União Brasil), afirmou que a cidade ainda é um dos destinos mais seguros da Bahia para se viver e visitar, apesar do avanço da violência em várias regiões do estado.
Respondendo à pergunta de um espectador sobre cidades baianas tranquilas para descansar, o prefeito não hesitou em incluir Ilhéus na lista. “Com certeza. Ilhéus ainda é uma cidade tranquila. Você ainda consegue andar com sua corrente de ouro, seu relógio, frequentar calçadões e áreas turísticas sem precisar de carro blindado”, afirmou.
Valderico reconheceu os desafios que a segurança pública enfrenta em todo o país, especialmente na Bahia, e reforçou que, embora o combate ao crime organizado seja responsabilidade do Estado, o município tem feito sua parte. Entre as medidas adotadas, ele citou o reforço no patrulhamento da Guarda Civil Municipal, com foco nas áreas turísticas e de grande circulação de pessoas.
Segundo o prefeito, a cidade está investindo na capacitação e estrutura da guarda. “Estamos pagando treinamento com armamento, adquirimos coletes à prova de balas. A presença da guarda está cada vez mais forte”, explicou.
Mesmo admitindo que Ilhéus, como qualquer outro município, enfrenta problemas de segurança, Valderico garantiu que a cidade ainda oferece uma boa qualidade de vida e acolhe bem o visitante. “Tem suas fatalidades, sim, mas Ilhéus ainda é muito segura”, finalizou.