O prefeito de Juazeiro, no norte da Bahia, André Gonçalves, será um dos três gestores brasileiros a participar da Conferência Nacional de Prefeitos dos Estados Unidos, que acontece ainda este mês em Oklahoma. Ele será o único representante das regiões Norte e Nordeste no evento internacional.
Tradicionalmente voltada a temas como habitação e segurança pública nos EUA, a conferência deste ano abrirá espaço para um debate inédito: a elaboração de uma carta conjunta com propostas para mitigar os impactos do “tarifaço” imposto pelo presidente americano Donald Trump sobre exportações brasileiras.
Além de Gonçalves, o Brasil será representado pelos prefeitos Anderson Farias, de São José dos Campos (SP), sede da Embraer, e Alexandre Ferreira, de Franca (SP), importante polo calçadista. Juntos, eles buscarão formas de fortalecer a cooperação internacional e proteger setores produtivos brasileiros.
Juazeiro foi escolhida pelo protagonismo nas exportações de frutas, sendo, ao lado de Petrolina (PE), responsável por mais de 90% da manga e uva exportadas pelo país, produtos fortemente atingidos pelas tarifas.