O prefeito de São Bernardo do Campo, Marcelo Lima (Podemos), foi afastado do cargo por um ano nesta quinta-feira (14), após ser alvo da Operação Estafeta da Polícia Federal, que investiga um suposto esquema de corrupção e lavagem de dinheiro na prefeitura da cidade, localizada na Grande São Paulo. Um empresário e um servidor foram presos durante a operação.
A investigação começou depois que, no mês passado, a polícia encontrou cerca de R$ 14 milhões com um servidor apontado como operador financeiro do prefeito. Segundo a PF, há indícios de corrupção e pagamento de propina em contratos envolvendo empresas nas áreas de obras, saúde e manutenção. Aproximadamente R$ 1,6 milhão foram apreendidos.
Com o afastamento, a cidade será comandada pela vice-prefeita Jéssica Cormick, do Avante, que é policial militar. Aos 38 anos, ela é sargento da Polícia Militar de São Paulo desde 2005.