A Prefeitura de Salvador lançou nesta terça-feira (12), no Doca 1, no bairro do Comércio, o programa Salvador Criativa, uma iniciativa que visa impulsionar o desenvolvimento da capital baiana por meio da cultura, da economia criativa, do turismo, do lazer e do esporte. O evento contou com a presença do prefeito Bruno Reis, da vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, além de outras autoridades. O novo programa se propõe a estruturar ações já existentes e criar novos caminhos para fortalecer o setor cultural e criativo da cidade.
O Salvador Criativa tem como base três eixos principais: Fomento à Cultura, Celebração e Ações de Mercado. A proposta é integrar políticas públicas, atrair investimentos e promover um ambiente favorável à inovação no setor. Durante o lançamento, também foi apresentado o calendário do Turismo Esportivo de Salvador para o biênio 2025-2026, que já conta com 18 eventos confirmados, reforçando o papel do esporte como motor de desenvolvimento econômico e social.
Em coletiva de imprensa, o prefeito Bruno Reis destacou a importância estratégica do programa. “Mais um programa importante, um programa para estimular a economia criativa da nossa cidade. O Salvador Criativa vai potencializar todas as ações existentes, mas também traz um conjunto de novas ações que passam pela utilização de equipamentos que implantamos, investimentos em novas estruturas, programas de incentivo fiscal e atração de novos eventos. É uma política que vai conectar talentos, fomentar o empreendedorismo e gerar oportunidades em toda a cadeia da economia criativa.”