Ação, lançada no Jardim das Margaridas, vai percorrer 12 bairros da capital baiana
A Prefeitura de Salvador lançou nesta terça-feira, 18, no Jardim das Margaridas, o projeto ‘Saúde nos Bairros’. A ação, considerada pioneira pela gestão, irá levar serviços assistenciais, como consultas e exames, de forma itinerante a 12 bairros da capital baiana.
Presente no lançamento, a vice-prefeita e secretária Municipal da Saúde, Ana Paula Matos, disse que foi feita uma ação de teste no final da última semana, antes do lançamento oficial. Ela afirmou que a demanda surgiu durante a pandemia, que dificultou o acesso da população aos serviços básicos de saúde.
“Depois da pandemia, havia um número muito grande de pessoas que não conseguiram fazer a prevenção ou que estavam aguardando o pedido das unidades especializadas. E aí a gente começou a identificar onde elas moravam, em referência aos bairros próximos. Inicialmente a gente chamou outras pessoas agendadas pelo Sistema Vida, mas deixamos alguma reserva técnica para o agendamento local e novas demandas foram surgindo”, explicou.
A depender do espaço do bairro, será enviada uma carreta ou um ônibus com os atendimentos. Inicialmente, foram oferecidas mamografias, ultrassom, consultas com cardiologista e pediatras, além de exames clínicos, mas a expectativa é de que a próxima edição já amplie as especialidades. A ação no Jardim das Margaridas contou ainda com o “Vacimóvel” para vacinação.
Segundo Ana Paula, a iniciativa vem para desafogar a rede municipal de atenção primária e facilitar os encaminhamentos. “Estou identificando quais são as demandas gerais que eu posso agregar a esse programa Saúde nos Bairros e o que é individual, como aconteceu aqui um pedido de mamoplastia, de bariátrica, reumatologista. Aí eu estou olhando caso a caso e encaminhando para a minha rede e os meus parceiros como o Hospital Municipal”.
De acordo com o prefeito Bruno Reis, o intuito do projeto é levar a saúde para onde as pessoas estão. “Essas feiras e serviços estavam aí represados por conta da pandemia. Há uma demanda muito grande, reprimida e, além de todos os serviços que nós oferecemos a nossa rede, nós estamos ampliando mais oferta agora mais próximo das pessoas, levando a saúde para onde elas estão […] A gente mobiliza a região administrativa, zerando a fila de muitos exames e consultas que as pessoas esperavam”, afirmou.
Foto: Adriana Planzo | Rádio Sociedade da Bahia