Ambulantes credenciados para atuar na Festa do Rio Vermelho e no Carnaval de Salvador devem participar, nesta quarta-feira (28), de um curso de capacitação promovido pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). A atividade será realizada na Arena A Tarde, no bairro do Caminho das Árvores, e tem como objetivo orientar os trabalhadores sobre normas de atuação, práticas sanitárias, atendimento ao público e regras dos eventos.
A presença é obrigatória, e os ambulantes credenciados devem apresentar documento oficial com foto e comparecer conforme a letra inicial do primeiro nome. Quem tiver nome iniciado de A a J, será atendido entre 8h e 12h, enquanto o grupo de K a Z participam à tarde, das 14h às 18h. A ausência na capacitação resultará na exclusão automática do cadastro para atuação nas festas.
Os trabalhadores também terão acesso aos serviços disponibilizados pela prefeitura durante os festejos, como o programa Salvador Acolhe, voltado ao cuidado dos filhos dos ambulantes enquanto trabalham, refeições gratuitas distribuídas pelos Restaurantes Populares e o transporte público gratuito. Além disso, serão reforçadas as regras sobre os produtos permitidos para comercialização e restrições, como a proibição do uso de garrafas de vidro, entre outros itens.