Na manhã desta sexta-feira (12), em entrevista ao Sociedade Urgente, da Rádio Sociedade da Bahia, apresentado por Adelson Carvalho, o presidente da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), Eracy Lafuente, detalhou as principais diferenças entre o sistema metroviário e o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) de Salvador.
“O VLT não tem a mesma largura que o metrô, ele é menor. Um trem com quatro composições no metrô comporta até 1.200 pessoas, enquanto no VLT são 400. Apesar disso, ele é um trem moderno, climatizado, com tecnologia avançada de sinalização e comando. Na época, optamos por realizar a obra civil e elétrica, além da contratação dos serviços de sinalização e intercomunicação”, explicou Lafuente.
Na última quarta-feira (10), o Governo da Bahia apresentou novos detalhes sobre os trens que irão compor o sistema VLT de Salvador. O governador Jerônimo Rodrigues (PT) visitou a fábrica responsável pela montagem dos veículos, em Hortolândia (SP), acompanhado de 20 lideranças comunitárias do Subúrbio Ferroviário, onde o modal está sendo construído. O primeiro trem deve chegar à capital baiana em 5 de dezembro de 2025. Os testes estáticos e dinâmicos estão programados para o mesmo mês, e a operação com passageiros está prevista para começar no segundo semestre de 2026.