Na manhã desta segunda-feira (26), em entrevista à Rádio Sociedade da Bahia, o presidente do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), Gilberto Waller Junior, explicou como vai funcionar o reembolso para aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos em folha.
De acordo com Waller, nove milhões de pessoas, que tiveram que tiveram desconto de mensalidade associativa na folha de pagamentos de abril, vão receber de volta os valores cobrados indevidamente, a partir desta segunda (26). “No total são 292 milhões de reais distribuídos a 9 milhões de pessoas e esse reembolso é pago diretamente na sua conta. O que é reembolsado é o valor associativo, descontado pela pela entidade”.
O presidente também explicou que, referente ao descontos dos meses anteriores, existe duas formas de pagamento. “Precisamos que o nosso beneficiário procure o INSS pelo canal Meu INSS no aplicativo, pelo site da Previdência ou quando ele liga no 135. A partir do dia 30 de maio também agências dos Correios farão esse tipo de atendimento.
Seja presencial, on-line ou por telefone, o beneficiário pode consultar se alguma instituição fez algum desconto para ele, caso seja não autorizado, o INSS vai abrir uma cobrança de imediato para que a associação faça a comprovação do vínculo regular ou pague o GRU [Guia de Recolhimento da União]. Isso tudo em 15 dias úteis, assim que a entidade pagar o INSS, a instituição passa para a próxima folha de pagamento”.
Atendimento nas agências do Correio
O presidente explicou que o atendimento será feito pelos próprios funcionários do Correio, que receberam capacitação durante a última semana. “É um sistema muito simples e muito fácil. Na verdade, o nosso segurado, ele precisa ir com um documento que comprove a sua identidade, que vai ter uma fila especial para o nosso segurado, para que ele tenha prioridade no seu atendimento, que vai ser feito por um agente do Correio”, explica.
LEIA MAIS:
INSS: agências dos Correios vão atender vítimas de fraudes em todo o Brasil