Cinco pessoas foram presas, entre elas um homem investigado por aplicar golpes se passando por um delegado de polícia, com câncer, foi preso nesta quinta-feira (5) durante a Operação Tranca, deflagrada pela Polícia Civil nos municípios de Salvador e Dias D’Ávila. Ele é acusado de enganar dezenas de pessoas com falsas vendas de videogames, bicicletas, televisões e outros produtos, utilizando comprovantes falsos de PIX nas transações.
O suspeito já era investigado desde setembro de 2024, pela Delegacia do Consumidor (Decon), após denúncias de vítimas das cidades de Santo Antônio de Jesus e Feira de Santana. Para comover os compradores e ganhar confiança, ele usava a imagem de um delegado acometido por câncer, com quem não tinha nenhuma ligação.
Além dos crimes de estelionato, o golpista também é investigado por tentativa de feminicídio contra a companheira, na frente dos filhos. Ele estava foragido desde maio deste ano, quando não retornou ao presídio após uma saída temporária.
A prisão aconteceu no município de Dias D’Ávila e fez parte da Operação Tranca, coordenada pelo Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC). Ao todo, mais de 100 policiais civis participam da ação, divididos em 20 equipes que cumprem mandados de prisão e busca.