Durante uma fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF), feita na tarde do último domingo, no KM 830 da BR-116, em Vitória da Conquista (BA), foi descoberta uma carga irregular de cigarros em um ônibus de turismo que seguia de São Paulo (SP) para Jequié (BA).
Na inspeção do veículo, os policiais encontraram cinco caixas suspeitas. Após análise, foram localizados 1.730 maços de cigarros — sendo 800 maços de origem estrangeira e 930 maços de fabricação nacional — todos desacompanhados de documentação fiscal.
O motorista do ônibus informou que a entrega da carga ocorreria em Jequié (BA), mas não apresentou notas fiscais que comprovassem a procedência dos produtos.
Com base na Lei Complementar nº 214/2025, que prevê a pena de perdimento para produtos fumígenos transportados sem comprovação fiscal, os cigarros importados foram apreendidos e serão encaminhados à Receita Federal. Já os cigarros nacionais serão destinados à Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (SEFAZ/BA), para os procedimentos cabíveis.