O Vale do São Francisco está em estado de alerta máximo para o risco de queimadas. De acordo com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (INEMA), a baixa umidade do ar deve persistir nos próximos dias em cidades do norte do estado, como Juazeiro, Sobradinho e Casa Nova.
A condição é provocada por um sistema de alta pressão atmosférica, que resulta em tardes mais quentes, madrugadas frias e aumenta significativamente o risco de incêndios florestais. Como medida preventiva, o Governo da Bahia suspendeu todas as autorizações de queima controlada.
Além disso, autoridades recomendam que a população evite o uso de fogo em áreas agrícolas e redobre os cuidados com a saúde, já que o tempo seco pode agravar problemas respiratórios, como asma e bronquite.
A preocupação se intensifica após episódios recentes de incêndios na região. No dia 7 de agosto, um fogo de grandes proporções atingiu o distrito de Juremal, na zona rural de Juazeiro. A rápida atuação do 9º Batalhão de Bombeiros Militar, da Operação Florestal e de brigadistas voluntários evitou danos maiores.
Diante do cenário, o apelo é claro: evitar qualquer prática que possa iniciar queimadas e denunciar focos de incêndio pode salvar vidas, preservar a saúde da população e proteger o meio ambiente do semiárido baiano.