Um dia após a realização do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, cerca de 3,51 milhões de participantes aguardam ansiosos a divulgação do gabarito oficial pelo Inep. O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que os candidatos poderão conferir o número de acertos já nesta quinta-feira (13), antecipando a previsão inicial do edital, que indicava o dia 28 de novembro.
Neste primeiro dia, os participantes responderam 90 questões de linguagens e ciências humanas, além de produzir a redação sobre o tema “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. As provas foram aplicadas em 164.906 salas distribuídas em 1.805 municípios de todas as 27 unidades da federação, garantindo ampla cobertura em todo o país.
O segundo dia de provas está marcado para domingo (16), com 90 questões de matemática e ciências da natureza. O período para solicitar reaplicação das provas vai de 17 a 21 de novembro e contempla casos de problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, com análise individual pelo Inep. Em cidades como Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, a aplicação ocorrerá nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, por causa da COP30.
O Enem é a principal porta de entrada para universidades brasileiras, via Sisu, Prouni e programas de certificação do ensino médio. O resultado final está previsto para janeiro de 2026, com notas de treineiros liberadas cerca de 60 dias depois. A vista pedagógica da redação permitirá aos candidatos acompanhar a pontuação em cada competência avaliada, oferecendo uma importante ferramenta de autoavaliação.