Os contribuintes de Salvador já têm acesso aos boletos do IPTU 2026, que podem ser gerados diretamente no portal da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz). Ao todo, aproximadamente 555 mil imóveis da capital baiana estão enquadrados na cobrança do imposto neste exercício fiscal.
O tributo pode ser quitado de uma só vez, garantindo abatimento de 7% até a data de vencimento, ou dividido em até 11 parcelas mensais. A emissão das guias é feita de forma on-line, por meio do sistema Pague Fácil ou da área de serviços virtuais da Sefaz Salvador. O pagamento também é aceito em bancos, caixas eletrônicos, casas lotéricas e pelos canais de internet banking.
Em 2026, o valor do IPTU foi atualizado em 4,46%, índice equivalente à inflação medida pelo IPCA no período de dezembro de 2024 a novembro de 2025, segundo o IBGE. Com esse ajuste, a Prefeitura de Salvador mantém, pelo 12º ano seguido, a política de correção limitada à inflação oficial. Além do atendimento digital, a Sefaz segue oferecendo suporte presencial em 18 postos espalhados pela cidade, com endereços e horários disponíveis no site oficial do órgão.