Salvador registrou o primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol associada ao consumo de bebidas alcoólicas. A informação foi confirmada pelo Ministério da Saúde (MS) na sexta-feira (3). O registro, que não é de óbito, ainda precisa ser confirmado por testes de laboratório. Este é o segundo caso a entrar em investigação no estado.
O primeiro caso foi notificado em Feira de Santana, no centro-norte do estado. A vítima é Marcos Evandro Santana da Costa, de 56 anos, que morreu na madrugada desta sexta-feira, após dar entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Queimadinha. Ele possuía histórico de dependência de álcool e foi encontrado por familiares em casa, com alteração do nível de consciência e palidez.
Até às 16h de sexta-feira, o Ministério da Saúde havia registrado 128 notificações por esse tipo de intoxicação no país, sendo que 116 são em São Paulo (11 confirmados, 90 em investigação e 15 descartados), seis casos em investigação em Pernambuco, dois em investigação na Bahia e no Distrito Federal, e um caso está sendo investigado no Paraná e Mato Grosso do Sul. Do total dos casos, 12 são de óbitos.