A Prefeitura de Salvador deu mais um passo na modernização do transporte público ao anunciar a aquisição de cerca de 700 novos ônibus com ar-condicionado em 2026, dentro do processo de renovação da frota coordenado pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob). O anúncio ocorre em meio a mudanças recentes no sistema, como a entrada em vigor hoje, da nova tarifa de ônibus, fixada em R$ 5,90, o que reforça o debate sobre qualidade e eficiência do serviço oferecido à população.
Atualmente, Salvador possui uma frota de cerca de 1,7 mil ônibus, sendo que aproximadamente 700 já contam com ar-condicionado. De acordo com o secretário de Mobilidade, Pablo Souza, a prioridade da gestão municipal é agilizar a substituição dos veículos mais antigos. “Temos mil ônibus incluídos nesse processo de renovação e, ainda neste ano, a expectativa é entregar cerca de 700 ônibus novos, zero quilômetro e climatizados, que irão atender diferentes bairros da cidade”, destacou.
A meta da gestão municipal é atingir 100% da frota de ônibus climatizada até 2028. Para tornar esse projeto realidade, a Prefeitura firmou um contrato de R$ 264 milhões com o BNDES, destinado à compra de 300 ônibus do padrão Proconve-P8 (Euro VI), que oferecem menor emissão de poluentes e maior eficiência ambiental. Segundo a administração municipal, esta é a maior aquisição simultânea de ônibus já realizada em Salvador, representando um marco para a mobilidade urbana da capital baiana.