A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) segue realizando vistorias nas estruturas que estão sendo montadas para o Carnaval de Salvador 2025. A ação tem o objetivo de verificar o cumprimento das responsabilidades legais para o licenciamento operacional.
Nesta quarta-feira (19), a Operação Pré-Carnaval, composta por agentes do órgão, fiscalizou camarotes e praticáveis do Circuito Dodô (Barra/Ondina). De acordo com a Sedur, até o momento 26 camarotes já solicitaram a autorização para montagem, ultrapassando o número de empreendimentos do Carnaval 2024, quando 22 camarotes foram licenciados.
As vistorias iniciadas em janeiro, de maneira mais espaçada, agora estão sendo realizadas diariamente em função da proximidade do Carnaval.
Itens analisados
A montagem da estrutura dos grandes camarotes que funcionam em Ondina está praticamente finalizada. Os técnicos da Sedur sinalizaram para alguns detalhes encontrados, como a instalação de um corrimão e o calçamento dos degraus de uma das escadas de acesso ao espaço. “São questões de rápida resolução”, aponta o coordenador.
Durante as vistorias, os técnicos da Sedur verificam primeiramente as condições do solo para a montagem das estruturas. Questões relacionadas à acessibilidade, sinalização e segurança também estão sendo avaliadas pelos técnicos da Sedur.
Além da verificação dos critérios de montagem, fiscais também alertam para a necessidade de quesitos essenciais para o funcionamento das estruturas, como os equipamentos de proteção contra incêndio, se o sistema de aterramento foi efetuado de forma adequada, rota de fuga, e itens como sinalizadores, balizadores e extintores.
Os responsáveis pelos espaços também recebem informações sobre os horários de carga e descarga de materiais e equipamentos, a não-ocupação dos espaços públicos e a obrigatoriedade da recomposição de possíveis áreas danificadas em decorrência da montagem.