Sete de nove mandados de prisão forma cumpridos, nesta sexta-feira (30), na primeira fase da Operação Concordia, nos bairros de Vila Canária e Castelo Branco, em Salvador, Vera Cruz e Macururé. Os acusados possuem vínculos com facções criminosas e homicídio em seus territórios de atuação.
Durante o cumprimento de um dos mandados, em Salvador, foi presa, em flagrante, a tia de um dos alvos. Na residência, os policiais apreenderam uma pistola com carregador e munições, porções de cocaína, crack e maconha, aparelhos celulares, um colete tático com placas balísticas e uma agenda com anotações relacionadas ao tráfico de drogas.
A ação marca o início de uma força-tarefa coordenada pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), com a finalidade de esvaziar os mandados judiciais referentes aos crimes contra a vida.
De acordo com a diretora do DHPP, delegada Lígia Nunes Sá, a Operação Concórdia seguirá com novas fases nos próximos dias. “A ação faz parte de um esforço permanente para o escoamento de mandados que estão em aberto e a responsabilização penal de autores de crimes graves. O nosso objetivo central é empregar o máximo de esforços necessários para retirar do convívio social essas pessoas que estão em fase de julgamento, garantindo maior segurança para a população”, destacou a delegada.