O mercado automotivo brasileiro seguiu em alta em setembro. Foram vendidas 243,2 mil unidades entre carros, comerciais leves, caminhões e ônibus, um aumento de 2,9% em relação ao mesmo mês do ano passado. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (8) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
As montadoras fabricaram 243,4 mil veículos no mês, número 5,8% maior que o registrado em setembro de 2024. Já as exportações deram um salto ainda mais expressivo, somando 52,5 mil unidades, o que representa alta de 26,2% na comparação anual.
Por outro lado, as importações recuaram, foram 42,4 mil unidades, queda de 0,4% frente ao mesmo mês do ano anterior. A fatia dos veículos importados nas vendas totais também vem encolhendo: passou de 18,6% em julho para 17,4% em setembro.
No acumulado de janeiro a setembro, o setor mantém desempenho positivo. As vendas somaram 1,91 milhão de unidades, alta de 2,8% sobre 2024. A produção cresceu 6%, chegando a 1,98 milhão de veículos, enquanto as exportações dispararam 51,6%, totalizando 430,8 mil unidades. As importações também avançaram, subindo 10,4% no período.