Nesta sexta-feira (25), o SINE Bahia promoveu uma ação especial em alusão ao Mês da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. O evento aconteceu na unidade Casa do Trabalhador, em Pituaçu, oferecendo mais de 100 vagas de emprego e diversos serviços gratuitos voltados para a saúde, direitos e empreendedorismo. A ação também faz parte do Julho das Mulheres Negras, mês dedicado à reflexão sobre a luta por igualdade racial e de gênero.
Entre os serviços oferecidos estavam o cadastramento e recadastramento para vagas de emprego, aplicação de vacinas (febre amarela, influenza, hepatite B, tríplice viral e difteria e tétano), além do Crediafro, microcrédito destinado a mulheres negras empreendedoras. Também foram oferecidas orientações sobre como lidar com situações de racismo e palestra sobre a saúde da mulher negra.
A ação visa fortalecer as mulheres negras por meio do empoderamento e da promoção da igualdade de oportunidades no mercado de trabalho e no acesso aos direitos. Com foco na empregabilidade e na saúde, a iniciativa busca combater o racismo e incentivar o empreendedorismo negro.
Cristiane Amado, psicóloga e supervisora regional da rede Cine Bahia, destacou a importância do evento em entrevista ao Sociedade Online: “Estamos aqui para promover uma verdadeira mudança, oferecendo não apenas vagas de emprego, mas também serviços essenciais para o empoderamento da mulher negra”, destacou.