O simulador de aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) voltou a funcionar nesta quarta-feira (4), após ter sido suspenso desde o fim de semana para manutenção nos sistemas da Dataprev. A ferramenta foi reativada depois de uma migração para uma infraestrutura tecnológica mais moderna, com o objetivo de garantir maior estabilidade e segurança no serviço, segundo o Ministério da Previdência Social.
O simulador é gratuito e permite que qualquer contribuinte faça uma estimativa de quanto tempo falta para se aposentar. O cálculo considera dados como idade e tempo de contribuição, com base nas informações já registradas nos sistemas do INSS, oferecendo uma projeção individualizada, conforme as regras previdenciárias vigentes.
O usuário pode alterar informações como idade, sexo ou períodos de contribuição, para testar outros cenários, diretamente na plataforma e refazer a simulação. O INSS reforça, no entanto, que o resultado apresentado serve apenas como estimativa e não assegura o direito à concessão da aposentadoria.