A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), realiza ações que buscam diminuir os casos de violência contra a mulher no carnaval de Salvador. Para criar um ambiente mais seguro, foi criado a campanha “Tô na rua, Mas não sou sua”, que está sendo divulgado desde o mês passado para diferentes locais e públicos. Além dessa campanha, outros meios de proteção foram criados, são eles:
Alerta Salvador – A campanha foi pensada para fortalecer ainda mais a política pública do Alerta Salvador no combate à violência contra as mulheres e para fazer com que o Carnaval seja um espaço de respeito, onde as mulheres saibam onde pedir ajuda e os homens saibam que a importunação sexual é crime e que não é aceita em nenhum local.
Chatbot – Novidade no Carnaval 2025, o Chatbot via WhatsApp será mais um canal de denúncias e informações sobre o assédio sexual e demais formas de violência. O recurso proporcionará um meio seguro e ágil para que vítimas ou testemunhas possam denunciar casos de importunação sexual e agressões.
Observatório – O Carnaval de Salvador também conta com o Observatório da Discriminação Racial, LGBT e Violência contra a Mulher, que mantém atuação contínua, todos os dias da folia, fazendo um mapeamento e registro das ocorrências de violência contra as mulheres. Pioneiro no Brasil, a ação é coordenada pela Secretaria Municipal da Reparação (Semur) e pela SPMJ, com o objetivo de construir indicadores que sejam utilizados como subsídios para a formulação e implantação de políticas públicas.
Conscientização e apoio – Equipes da campanha estarão distribuídas em pontos estratégicos dos circuitos carnavalescos, oferecendo apoio e distribuindo materiais informativos com QR Code que direciona para o canal de denúncia. Esses materiais também estarão disponíveis em camarotes, trios elétricos, palcos alternativos e até no transporte público, ampliando o alcance da campanha e garantindo que mais pessoas tenham acesso à informação e ao suporte necessário.